Dois dias depois de o padre Fábio Marinho, orador dos homenageados com a Comenda Augusto César deste ano, dizer em seu discurso que, “antes de ser uma Casa de Leis, a Câmara é uma Casa do Povo”, os vereadores de Uberlândia abriram uma porta para que um grupo representativo se expressasse na tribuna. Mas, também, fecharam um portão para um público ainda maior.
Ex-vereadores
Projeto de lei aprovado ontem em segunda votação cria um novo espaço para que os ex-vereadores tenham direito de usar a tribuna da Câmara Municipal uma vez por mês. A cada período serão concedidos 30 minutos em uma das dez sessões mensais. O tempo será dividido igualitariamente entre os inscritos. Se houver apenas um ex-vereador, então terá direito aos 30 minutos. Se forem três inscritos, dez minutos para cada.
Cidadão comum
Na votação em segunda discussão, ontem, o vereador Delfino Rodrigues (PT) apresentou emenda oral sugerindo a criação de espaço semelhante para que o cidadão comum também tivesse a chance de subir à tribuna uma vez por mês. O vereador Adicionaldo Cardoso (PSDB) deu parecer pela ilegalidade da emenda, alegando que a medida se desvirtuava do mérito do projeto. A maioria dos vereadores votou a favor do parecer, derrubando, portanto, a emenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário